No Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres, no último dia 25 de novembro, o Museu da Diversidade Sexual (MDS) lançou, em seu canal oficial no YouTube, o documentário “Amistosa”. O filme capta a essência do jogo de futebol de várzea entre os times Perifeminas e Grêmio Esperança, realizado em 30 de julho na região metropolitana de São Paulo, mostrando a força e a resistência das mulheres em um ambiente tido como machista.
Além do documentário, “Amistosa” também realizou uma roda de conversa, também já disponível no Youtube, com locutora esportiva Chris Lima e a ex-jogadora olímpica Roseli de Belo. Os temas abordados durante este diálogo incluem resistência, representatividade, empoderamento e, crucialmente, a violência enfrentada por mulheres tanto nos campos esportivos quanto em outros contextos.
A ação do Museu da Diversidade Sexual (MDS) em promover e documentar o evento “AMISTOSA” destaca seu papel ativo na representação e engajamento com diversas comunidades. O documentário, ao transcender a mera função de um registro esportivo, torna-se um recurso valioso para a divulgação e pesquisa, contribuindo para a preservação da memória e histórias relacionadas a dissidências de gênero e sexualidade.
Fonte: https://gay.blog.br/esportes/museu-da-diversidade-sexual-lanca-documentario-sobre-futebol-feminino/