O atacante Vítor Roque, do Palmeiras, que se envolveu em uma polêmica após uma postagem homofóbica em suas redes sociais, utilizou seu perfil no Instagram para compartilhar uma mensagem de conscientização contra a violência e a discriminação.
A publicação, que tem mais de uma imagem, veio após a repercussão negativa e uma denúncia ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) sobre o caso, traz uma imagem com os dizeres:
“HOMOFOBIA NÃO É PROVOCAÇÃO. HOMOFOBIA É VIOLÊNCIA!”

A atitude do jogador surge depois de um episódio em que ele publicou (e posteriormente apagou) uma imagem polêmica após uma vitória de seu time sobre o São Paulo. A postagem, que fazia alusão preconceituosa à torcida adversária, foi imediatamente criticada e considerada homofobia recreativa.
Denúncia ao STJD
Vítor Roque foi enquadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de atos discriminatórios, e corria o risco de pegar uma suspensão de 5 a 10 partidas.
O Palmeiras fez um acordo com o STJD de 80 mil reais, e o atacante teria que publicar uma postagem contra a homofobia. Com isso, o camisa 9 fica liberado para atuar nas rodadas finais da Série A do Campeonato Brasileiro.
Texto: Tainá Sena/Canarinhos








