Comissão Disciplinar da LFP já havia sancionado time na temporada passada por atos semelhantes, fechando completamente arquibancadas para uma partida.
A arquibancada Auteuil no Parc des Princes, no estádio do Paris Saint-Germain, será parcialmente fechada durante uma partida como sanção aos cânticos homofóbicos dos torcedores do clube da capital francesa, anunciou nesta quarta-feira a Liga Profissional de Futebol (LFP). Os cantos que motivaram a punição ocorreram no dia 19 de outubro, durante a oitava rodada da Ligue 1.
Os gritos teriam se originado do local onde fica a torcida organizada Coletivo Ultras Paris (CUP), que entoaram um canto homofóbico contra o Marselha durante cerca de dez minutos, oito dias antes do clássico entre as equipes, realizado neste domingo e vencido pelos parisienses por 3 a 0, fora de casa.
Dois avisos foram feitos do sistema de alto-falantes do Parc des Princes para que os cantos parassem, sem sucesso. Contatados nesta quarta-feira pela AFP, nem o PSG nem a CUP reagiram à punição. A Comissão Disciplinar da LFP já havia sancionado o PSG na temporada passada por atos semelhantes, fechando completamente as arquibancadas para uma partida.
A sanção decretada nesta quarta-feira entrará em vigor a partir de 5 de novembro, fazendo com que o setor Auteuil poderá estar lotada neste sábado, no jogo do campeonato frente ao Lens.
A questão dos cantos homofóbicos e dos protocolos de ação quando ocorrem nos estádios é atualmente tema de debate entre dirigentes de clubes franceses e líderes políticos.
Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/futebol-internacional/noticia/2024/10/30/psg-tera-parte-de-arquibancada-fechada-por-canticos-homofobicos-de-sua-torcida.ghtml