O levantamento realizado anualmente pelo Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+ aponta que, nesse ano, o número de equipes que utilizaram a camisa 24 nos jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024 teve um pequeno aumento em relação ao ano anterior.
De acordo com os dados apurados a partir das súmulas das partidas, 38 dos 128 times que disputaram a competição tiveram um jogador em campo com o número 24 nas costas. Isso equivale a 29,7% do total, percentual superior ao registrado em 2023, quando 27%, ou 34 times, utilizaram a numeração.
O número 24 tem sido historicamente associado de forma arbitrária à homossexualidade no Brasil, por ele representar o animal veado no jogo do bicho. Essa associação, no entanto, é preconceituosa e discriminatória e tem reflexos nos mais diversos ambientes sociais, sobretudo no futebol.
O levantamento do Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+ é uma das ações do coletivo para promover a diversidade no futebol brasileiro e os resultados fornecem insights valiosos sobre a evolução das percepções e atitudes em relação à diversidade no esporte, destacando a importância contínua de promover um ambiente inclusivo e acolhedor em todas as esferas da sociedade, inclusive no
esporte.
Confira no documento a baixo a lista dos times que usaram e os que não usaram a numeração 24 durante a Copinha 2024:
Fonte: Levantamento Canarinhos 2024