A Premier League tem sido um exemplo no meio do futebol em apoio à comunidadeLGBTQIAPN+. A liga promove diferentes campanhas sobre o tema e os clubes constantemente demonstram suporte na luta contra a LGBTQfobia.
O dia 28 de junho é conhecido como o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, mas essa data é celebrada por todo o mês. A escolha se dá pelos acontecimentos de 1969, ano da Rebelião de Stonewall, em Nova York, quando frequentadores do bar Stonewall Inn enfrentaram a violência policial contra o grupo. O local se tornou epicentro de uma marcha do orgulho um ano depois, reunindo 10 mil pessoas.
Mas a luta não é apenas durante o mês de junho. Ela é diária. Segundo dados do Grupo Gay Bahia, a ONG LGBT+ mais antiga da América Latina, o Brasil liderou o ranking de países que mais matam pessoas LGBTQIAPN+ no mundo pelo 14º ano consecutivo. A organização também aponta que 257 pessoas morreram no país em 2023 vítimas da violência e LGBTQfobia.
No ano passado, a Inglaterra apareceu na 17ª colocação entre os países que mais apoiam a comunidade LGBTQIAPN+, segundo a ILGA-Europa (Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo).
Durante todo o ano, a liga demonstra apoio na luta pela causa. No site oficial, foi criada uma página para a Rainbow Laces, onde são divulgadas entrevistas e conteúdos especiais sobre o assunto. Em 2023, a Premier League também criou um canal de denúncias online para qualquer descriminação e informações de como denunciar os abusos online nas redes sociais ou enviando mensagem de texto para os clubes.
A liga não divulga o número de denúncias de torcedores pelo canal oficial, mas em 2022, investigou 400 casos de discriminação contra árbitros, dirigentes, jogadores e seus familiares. Os tipos de abusos não são especificados, mas a liga afirma que qualquer discriminação pode ser denunciada, por exemplo ameaças ou ofensas.
Fonte: https://premierleaguebrasil.com.br/lgbt-premier-league-manchester-united-liverpool-torcida/