Na última terça-feira, dia 16 de janeiro, o fundador do Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+, Onã Rudá, palestrou sobre diversidade no futebol a convite da FPF (Federação Paulista de Futebol).
A Federação Paulista de Futebol está promovendo um trabalho em torno da diversidade com a sua comissão e com seu comitê da diversidade. Breve será lançado um tratado pela diversidade no futebol paulista e contra violência no futebol.
As aulas foram apresentadas para o árbitros da Série A na pré-temporada de árbitros da Federação Paulista, para os funcionários, diretores e colaboradores na sede da entidade paulista, o conjunto dos outros árbitros receberam as aulas de forma on-line.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) está assumindo um papel fundamental na promoção de um futebol mais inclusivo e representativo. Ao ajudar a criar espaços seguros para pessoas LGBTQ+ no futebol junto com o Coletivo Canarinhos, a Federação contribui para um ambiente mais acolhedor e para o fortalecimento do esporte como um meio de união e igualdade.
Além disso, essa postura pode inspirar outras federações e clubes a seguirem o mesmo caminho, criando um movimento positivo dentro e fora dos campos, promovendo o respeito à diversidade e quebrando barreiras preconceituosas no esporte.
Texto: Tainá Sena/Canarinhos