O Ministério Público de Santa Catarina, por meio da 40ª Promotoria de Justiça da Capital, aderiu à campanha “Cartão vermelho para o racismo”, lançada nesta segunda-feira (10/6). A iniciativa, que partiu da OAB/SC, também conta com a participação da Federação Catarinense de Futebol, da SC Clubes, do Rotary Club e da Prefeitura de Florianópolis, entre outros.
O titular da 40ª Promotoria de Justiça da Capital, Promotor de Justiça Jádel da Silva Junior, explica que a campanha integra uma série de outras ações que vêm sendo promovidas nos últimos anos, com a participação de instituições do Poder Judiciário, da segurança pública, assistência social, saúde e educação, para o enfrentamento do racismo em Santa Catarina. O diferencial desta campanha, segundo ele, é o direcionamento ao segmento social extremamente importante que é o futebol.
Ele destaca, ainda, que foi assinado um protocolo prévio de cooperação conjunta que dará início à campanha e, em breve, será desenvolvido um termo de cooperação técnica que vai identificar e detalhar diversas ações a serem implementadas, abrangendo os públicos de eventos profissionais e amadores ligados ao futebol, não só em 2024, mas de forma permanente.
“Nós também somos investidores nessa ideia, porque um dos pilares desse projeto são as palestras e o processo educacional que vamos direcionar aos atletas e dirigentes do ecossistema do futebol, bem como aos nossos consumidores internos, que são os clubes. Vale destacar que já fizemos no ano passado o lançamento da nossa cartilha antirracismo e percebemos que já avançamos em alguns quesitos, não só em relação ao racismo, mas também à homofobia”.
Além do MPSC, a iniciativa idealizada pela OAB/SC conta com a parceria da Federação Catarinense de Futebol, da Prefeitura e do Rotary Club de Florianópolis, da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SC Clubes) e do Sindicato dos Atletas Profissionais de Futebol do Estado de Santa Catarina.
Fonte: https://sctododia.com.br/futebol/-cartao-vermelho-para-o-racismo-campanha-e-lancada-em-sc-54864