Uma decisão que reverberou como um trovão nos bastidores do futebol francês: Jonathan Gradit, do Lens, Nemanja Matic, do Lyon, e Ahmed Hassan, do Le Havre, foram severamente suspensos pela Ligue de Football Professionnel (LFP) devido a comportamentos considerados inadequados durante o Dia Internacional Contra a Homofobia, celebrado no simbólico dia 17 de maio.

Na crucial reunião do comitê disciplinar realizada em 4 de junho, ficou decidido que as suspensões entrarão em vigor na próxima temporada, uma verdadeira bomba sobre os esquemas táticos dos times. Gradit cumprirá uma partida de suspensão após investigações da LFP revelarem que ele disparou um insulto homofóbico no intervalo da partida entre Lens e Monaco.
As atenções também se voltaram para Ahmed Hassan e Nemanja Matic, que mostraram resistência à campanha contra a homofobia. Matic cobriu com fita adesiva o distintivo especial da campanha, criado pela LFP para ornamentar os uniformes dos jogadores nessa data, durante o jogo decisivo do Lyon no torneio.
Para Hassan e Matic, a punição foi de duas partidas de suspensão, com duas adicionais em pena suspensa. Entretanto, em um tom de esperança, ambos concordaram em participar de um programa de conscientização contra a homofobia no futebol nos próximos seis meses, sinalizando uma tentativa de reconciliação e talvez uma página virada com mais compreensão e empatia.
Fonte: Três Jogadores da Ligue 1 Suspensos por Atos no Dia Internacional Contra a Homofobia – footboom1.com