A torcida Leões com Orgulho, torcida LGBTQ+ do Remo manifestou uma nota referente a acusação de homofóbia do presidente do clube.
“Somos um coletivo de torcedores LGBTQIA+ do @clubedoremo e achamos de mal tom as explicações do “comunicado” do clube, em relação a denúncia de LGBTFOBIA dentro das dependências da instituição, orientado por seus dirigentes.
Mais equivocado ainda, são as ameaças de “providências serão tomadas contra os autores da publicação” no final de tal comunicado.
A iniciativa do clube em lançar uma posição sem ouvir a outra parte, e de frente a situações, propor ações reais e sérias dentro da instituição, para combater qualquer tipo de preconceito é no mínimo descabida.
Sempre as demonstrações de afeto de pessoas LGBTQIA+ são vigiadas e incomodam, seja no ambiente que for, dentro dos espaços de clubes esportivos não é diferente, mas as manifestação de afetividades heteros são permitidas sem vigilância, o que é inaceitável.
Nos solidarizamos com os denunciantes e não aceitaremos intimidações, pelo contrário, achamos prudente o clube instituir uma ouvidoria e protocolos de acolhimento de denúncias desse tipo, assim como procedimentos democráticos de investigação e não tribunais.
Nos colocamos a disposição em contribuir com essa formulação, tomando como base outros exemplos do esporte brasileiro.
Atenciosamente,
Leões com orgulho”
Texto: Taina Sena/Canarinhos