No ultimo sábado, dia 30 de março, aconteceu o primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro, o clássico mineiro, Cruzeiro x Atlético MG, na Arena MRV.
O Atlético MG recentemente foi multado por cânticos homofóbicos que também ocorreram esse ano em um jogo entre o Galo e seu maior rival, o Cruzeiro. O tribunal (TJD) aplicou uma multa de R$ 40 mil ao clube, conforme estabelecido no artigo nº 243-G. O relator Eric Flávio Brandão de Freitas destacou a necessidade de punir todas as formas de preconceito e ressaltou a importância de campanhas educativas para orientar os torcedores sobre as consequências legais de suas ações. Ele enfatizou que tais comportamentos não devem existir mais no futebol brasileiro.
Mas a torcida do Galo parece não ter se importado muito com a punição e protagonizou mais uma vez uma cena lamentável de homofobia contra o rival Cruzeiro.
Uma faixa foi pendurada na Arena MRV, que dizia:
“MARIA JOGA VOLEI”
Um torcedor do Cruzeiro fez um vídeo e publicou em suas redes sociais:
Isso ocorreu mesmo com a Polícia Militar de Minas Gerais fazendo orientações para os torcedores de ambos os times às vésperas do clássico.
“Chegue cedo ao estádio e evite filas e aglomerações. Atenção redobrada com crianças. Lembre-se: atitudes racistas e homofóbicas não serão toleradas”, disseram os militares, no vídeo publicado nas redes sociais da corporação.
A paz entre os torcedores foi outro apelo dos militares. “O rival não é seu inimigo. A polícia estará nas ruas e no estádio para garantir a sua segurança. Conte com a gente”.
Vídeo publicado na pagina oficial da Policia Militar de Minas Gerais.