No dia 31 de janeiro desse ano, um perfil nas redes sociais com o nome de “@rockensep” postou um vídeo onde aparece o goleiro do Corinthians, Hugo Souza, em um momentos descontraído aparentemente na presença de amigos em uma boate.

No vídeo, Hugo aparece dançando com seus amigos. O perfil então utilizou da seguinte legenda “goleiro dos gambás” e a bandeira do arco-íris ao lado da legenda.
Não precisa ser muito inteligente para entender o que o torcedor do palmeiras quis dizer com essa postagem. “Piadas” homofóbicas são perigosas porque, além de promoverem o preconceito, elas normalizam a discriminação e o desrespeito contra pessoas, sejam elas LGBTQIA+ ou não. Embora muitas vezes sejam ditas de forma aparentemente inofensiva ou como “brincadeiras”, essas piadas reforçam estereótipos negativos e contribuem para a marginalização e o sofrimento emocional de quem faz parte dessa comunidade. Elas podem criar um ambiente hostil, no qual as pessoas se sentem inseguras para se expressar ou até para viver sua identidade de forma autêntica.
Texto: Tainá Sena/Canarinhos