Um marco na história do futebol espanhol está prestes a acontecer com a estreia do Rinos Futebol Clube em um campeonato oficial. O time, composto apenas por membros da comunidade LGBTQIA+, é sediado na província de Granada e competirá pela Terceira Divisão da Andaluzia a partir da próxima temporada, após três anos participando apenas de campeonatos amadores.
Origem e história do Rinos Futebol Clube Fundado em 2020 pelo ex-jogador profissional José María Ríver, o clube conta atualmente com 23 atletas e recentemente tornou-se uma associação desportiva federada. Segundo o time, o objetivo do Rinos FC é promover a inclusão e aumentar a conscientização sobre a diversidade no esporte, definindo-se como um clube “inclusivo, aberto e livre“. José María Ríver é bissexual e jogou no Motril Futebol Clube.
O atleta fundou o Rinos FC após enfrentar discriminação e rejeição nos campos e vestiários, o que o levou a se afastar do esporte. Em entrevista ao jornal Marca, Ríver relatou sua experiência de ser ignorado e alvo de comentários. “Comecei a notar como me ignoravam e a ouvir os comentários, os olhares acusatórios“, contou. Sobre a entrada do time no torneio, ele afirmou que o Rinos FC está “recebendo respostas muito positivas” de diversos setores.
“Das instituições, a Federação Granadina, a Federação dos Árbitros. Todos nos apoiam“, completou. A participação se deve a uma filiação com a equipe Arenas de Armilla Cultura y Deporte.
A equipe tem presença ativa no Instagram, em um perfil com 784 seguidores, onde compartilham notícias sobre treinos, jogos e demais eventos. Segundo texto do jornal Marca, “o objetivo do River é enfatizar que nenhum jogador deve abandonar sua paixão pelos campos, pressionado pela rejeição que vivencia em campo em decorrência de sua orientação sexual“.
Fonte: https://gay.blog.br/esportes/time-de-futebol-lgbt-estreia-em-campeonato-oficial-na-espanha/