O primeiro Encontro de Torcidas LGBTQ+ promovido pelo Coletivo de Torcidas LGBTQ+ Canarinhos foi um marco histórico para a inclusão e diversidade no futebol brasileiro. Realizado no último fim de semana, dia 14, o evento reuniu torcedores e torcedoras de diferentes partes do país, criando um espaço acolhedor e vibrante para a comunidade LGBTQIA+ apaixonada por futebol.
O encontro, que aconteceu na Nave Coletiva, na cidade de São Paulo e contou um bate papo enriquecedor, entre torcidas LGBTQ+ e algumas entidades esportivas que estavam presentes.
Diversas torcidas LGBTQ+ do país estavam presentes no encontro, como a LGBTricolor, Marias da Minas, Orgulho Rubro-negro, Leões com Orgulho, Palmeiras Livre, Porcoíris e Papão Livre. Todas essas torcidas compõem o coletivo.
A presença de figuras esportivas como a FPF (Federação Paulista de Futebol), a Raquel Lima, presidente do IBDD (Instituto Brasil do Direito Desportivo) e o CEO do Galera Bet, Marcos Sabiá, ressaltaram a importância da inclusão da comunidade LGBTQIA+ nos esportes, destacando o poder do futebol como um instrumento de mudança social.
O evento recebeu o apoio do Mídia Ninja, que cedeu um de seus espaços para que o evento ocorresse. Com o sucesso dessa primeira edição, o Coletivo já pretende fazer uma segunda edição em 2025.
Texto: Tainá Sena/Canarinhos