O Bahia foi punido nesta sexta-feira (6) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta dos cantos homofóbicos emitidos por parte da torcida no jogo contra o Grêmio, no último dia 27 de abril, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pelo Brasileirão.
O episódio teve repercussão na rede social após um torcedor do Bahia, se filmar proferindo ofensas homofóbicas aos gaúchos.
Em julgamento realizado pela terceira Comissão Disciplinar, o clube foi condenado a pagar uma multa no valor de R$ 20 mil e o torcedor que protagonizou a gravação ofensiva, foi banido por 720 dias da Arena Fonte Nova. Por conta do ocorrido, o clube foi enquadrado no artigo 243-G (atos discriminatórios relacionados a preconceito em razão de raça ou cor) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
A situação, à época, viralizou nas redes sociais e foi repudiada pela LGBTricolor, torcida LGBTQIA+ do Esquadrão de Aço. É importante ressaltar que o Esporte Clube Bahia tem presença atuante contra qualquer tipo de discriminação em ações reconhecidas no futebol brasileiro.
Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/bahia/31072-stjd-pune-o-bahia-por-cantos-homofobicos-em-jogo-contra-o-gremio