A Premier League anunciou que a partir da temporada 2025/26 não vai mais adotar a campanha “Rainbow Laces”, encerrando uma parceria de 12 anos com a Stonewall, organização britânica que trabalha os direitos LGBTQ+. Apesar de não abandonar a causa e os debates de inclusão, a liga decidiu apostar em uma campanha própria que deve acontecer durante o Mês da História LGBTQ+, em fevereiro.

A Rainbow Laces começou em 2013 incentivando jogadores a usarem cadarços com as cores do arco-íris em apoio à inclusão LGBTQ+ no esporte. Depois da parceria com a Premier League ser oficializada, as ações ganharam outra dimensão, incluindo uma ativação anual da campanha com diversos materiais ligados à causa em alguns jogos, como bandeiras e faixas de capitão.
Mesmo considerada um sucesso dentro das tentativas de conscientização e inclusão através do futebol, a campanha foi alvo de controvérsias nos últimos anos, principalmente com casos de jogadores que se recusaram a usar materiais e fazer qualquer menção à bandeira LGBTQ+ alegando motivações religiosas.
Pouco tempo antes do fim da parceria, uma pesquisa do Ministério do Interior do Reino Unido revelou que os casos de homofobia em partidas da Premier League aumentaram na última temporada, enquanto o relatório da própria Stonewall em 2024 mostrou que a maioria das pessoas da comunidade ainda não se sentem bem-vindas no esporte.
A Premier League possui um padrão oficial de Igualdade, Diversidade e Inclusão lançado em 2021, e a colaboração com a Stonewall incluía programas educativos para jovens, que também devem ser repensados nos próximos meses.
Fonte: Instagram