Primeiro jogador de elite a se assumir gay no futebol masculino afirma que foi “bloqueado” por nova gestão; clube australiano nega acusações e diz que decisões foram técnicas.

O lateral-esquerdo australiano Joshua Cavallo, que fez história em 2021 ao se assumir publicamente como homossexual, voltou aos holofotes nesta terça-feira (13) com graves denúncias contra seu ex-clube, o Adelaide United. Em um desabafo nas redes sociais, o atleta afirmou ter sido vítima de preconceito institucional sob a nova gestão da equipe.
Cavallo, que passou a temporada 2024/2025 praticamente sem entrar em campo, ficando no banco ou sequer sendo relacionado, foi vendido recentemente para o Peterborough Sports, da sexta divisão inglesa. Segundo o jogador, a falta de oportunidades não teve relação com seu desempenho técnico.
“Minhas oportunidades foram bloqueadas não por causa do meu talento, mas por causa de quem eu escolhi amar”, declarou Joshua. “Sob a nova gestão, ficou claro que eu não tinha permissão para entrar em campo por causa da política. É difícil de engolir quando percebi que o meu próprio clube era homofóbico.”
O jogador revelou ainda que, enquanto o público acreditava que ele estava lesionado, ele estava, na verdade, sendo preterido nas escalações, apesar de manter o ritmo de treinos e esforços.
O desabafo trouxe à tona o medo que Cavallo sentia antes de se assumir em 2021. Ele admitiu que o tratamento recebido o fez questionar se deveria ter mantido sua sexualidade em segredo. “Isto trouxe à tona medos que eu tinha sobre me assumir publicamente, que ser eu mesmo iria afetar a minha carreira”, confessou.
Em nota oficial publicada em seu site, o Adelaide United rebateu as críticas. O clube afirmou estar “extremamente decepcionado” com as alegações e rejeitou categoricamente qualquer rótulo de homofobia.
Segundo a diretoria, todas as decisões relacionadas à escalação da equipe são tomadas “exclusivamente em termos de futebol”. O clube reforçou ainda seu compromisso histórico com a inclusão e o apoio à comunidade LGBTQIA+.
Dica para o site: Você pode incluir uma foto de Joshua Cavallo com a camisa do Adelaide United e, se possível, um link para o post original dele no Instagram ou Twitter para gerar mais engajamento.
Texto: Tainá Sena/Canarinhos








