Caê Vasconcelos marca um marco inédito no jornalismo esportivo brasileiro ao se tornar a primeira pessoa trans a participar de uma mesa de debate em rede nacional. O feito ocorreu no programa “Mina de Passe”, da ESPN.

Um dia classificado como “histórico” pelo próprio protagonista, o jornalista Caê Vasconcelos fez história na última sexta-feira, 07 de novembro de 2025, ao estrear na bancada do programa Mina de Passe, da ESPN. O programa, pioneiro por ser dedicado ao futebol feminino, foi palco de um marco de representatividade no jornalismo esportivo brasileiro.
O feito consagra Caê como a primeira pessoa trans a integrar uma mesa de debate em um programa esportivo de grande alcance no país, um momento que, segundo ele, foi de profunda emoção.
“A primeira pessoa trans finalmente chegou em uma mesa de debate no jornalismo esportivo do Brasil. Agora as lágrimas de viver essa história, enfim, caíram”, escreveu o jornalista em suas redes sociais.
De um Sonho Impossível a uma Conquista Coletiva
Natural da periferia, o jornalista ressaltou que a participação na bancada era um sonho recente e, sobretudo, inesperado, pois nunca imaginou que um programa como o Mina de Passe existiria, nem que “uma pessoa como eu, uma cara trans cria da periferia,” poderia estar nele.
Caê Vasconcelos já havia tido uma passagem pela emissora em 2022, a convite do jornalista Pedro dos Anjos, o que despertou novas ambições profissionais. A meta de retornar à ESPN e fazer parte da bancada do programa era clara nos últimos anos e foi finalmente alcançada.
O jornalista finalizou sua mensagem destacando a importância do seu feito para a comunidade:
“Sonho esse que [é] transcestral e coletivo, muito maior do que a minha existência. O esporte e o jornalismo são lugares pra gente, pessoas trans!”
A estreia de Caê Vasconcelos no Mina de Passe é celebrada como um passo crucial na luta por inclusão e visibilidade para a comunidade trans em espaços de destaque da mídia nacional.
Texto: Tainá Sena/Canarinhos








