Yuri Senna é fundador da torcida LGBTQ+ Marias de Minas, do time Cruzeiro e foi pensada depois que Yuri se viu envolvido em uma discussão com uma torcedora do time. Yuri não imaginava que uma discursão viria a se transformar em ataques homofóbicos e ameaças de morte. Em 2019, o cruzeirense reuniu, em um grupo de WhatsApp, torcedores do Cruzeiro que eram alvos de homofobia no futebol e assim nascia a torcida.
Yuri foi convidado pelo podcast do Mineirão, para falar um pouco sobre suas experiências como torcedor e fundador de uma torcida LGBTQ+. No podcast Yuri traz uma fala sobre a importância da presença de pessoas LGBTQ+ no estádio e a questão dos cânticos homofóbicos incomodarem as pessoas da comunidade.
Mais uma vez Yuri se tornou alvo de comentários e ataques homofóbicos. Confira um dos trechos da participação de Yuri no podcast:
O vídeo recebeu diversos comentários de apoio, mas também, muitos comentários com teor homofóbico e ataques diretos a Yuri. Confira alguns dos comentários a baixo:
Yuri é mais um torcedor LGBTQ+ que resiste e luta por um futebol mais inclusivo para todos. O desejo do mesmo é que um dia ele não precise mais “fiscalizar” e brigar contra a homofóbia no estádio.
Texto: Tainá Sena/Canarinhos