Representantes do esporte nacional deram apoio à luta nas redes sociais ao longo desta quarta-feira, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate à LGBTfobia.
Clubes de diversas divisões do futebol brasileiro, estádios e algumas Federações se mobilizaram durante o Dia Mundial da Luta contra a LGBTfobia. Pedirem respeito nesta data simbólica, que foi decretada em 2004 por movimentos sociais e abraçada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e também por países de todo o mundo.
A data é referência ao 17 de maio de 1990, quando ser uma pessoa LGBTQ+ deixou de ser considerada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma patologia.
Confira alguns clubes entre as séries A e D que deixaram seu manifesto em redes sociais:
A lista é enorme, muitos clubes deixaram suas manifestações no dia 17 de maio, entre eles estão, Bahia, Vitória, Bragantino, Remo, São Paulo, Santos, Fluminense, Santa Cruz, Vasco, Paysandu, Fortaleza, Ceará, Botafogo, Botafogo de SP, Coritiba, Mirasol, Operário, Ferroviária, Grêmio, Palmeiras, Sport, Águia de Marabá, Cruzeiro, Náutico e Botafogo da Paraíba.
Alguns estádios pelo mundo também fizeram algo para lembrar o dia de luta.
As Federações Paraense e Pernambucana de Futebol também se manifestaram. Outa coisa que chamou atenção, foram alguns canais de mídia esportiva que também fizeram questão de mostrar apoio na data!
Texto: Tainá Sena/Canarinhos