O Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+ divulgou nesta terça (14) seu relatório inicial de casos de LGBTfobia relacionados ao futebol brasileiro no ano de 2023. O levantamento feito pelo Observatório da LGBTfobia no Futebol da entidade aponta que aconteceram pelo menos 66 casos de LGBTfobia ligados ao futebol no país até o último domingo (12).
De acordo com Onã Rudá (presidente do coletivo), há mais um possível episódio sendo apurado. “Esse número deve aumentar ainda significativamente até o final do ano. No ano de 2022 foram contabilizados no total 74 casos durante o ano todo”, diz trecho do documento.
“Temos um sistema de monitoramento. Os casos chegam até nós e vamos apurar as informações que chegaram. Ver se foi publicado em algum meio de comunicação, ver se o episódio corresponde, se há vários relatos, se o árbitro registrou”, afirmou Onã.
Fonte: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/perrone/2023/11/15/coletivo-anota-ao-menos-66-casos-de-lgbtfobia-no-futebol-brasileiro-em-2023.htm