Em uma iniciativa de conscientização e combate à discriminação, torcedores do Botafogo realizam nesta quarta-feira, 5, a ação “Por um Futebol sem LGBTIfobia” com a distribuição de materiais educativos voltados à promoção do respeito e da inclusão.

A mobilização acontece no pré-jogo contra o Vasco, a partir das 17h30, na Rua Doutor Padilha, 174 – Engenho de Dentro, em frente à entrada do setor leste do Estádio Nilton Santos. O objetivo é dialogar com os torcedores e estimular a reflexão sobre a importância de um futebol mais acolhedor e livre de preconceitos.
Organizada pela Torcida Fogoró e pelo coletivo Fogazelas, a ação tem apoio do Movimento Ninguém Ama Como a Gente, do programa Rio Sem LGBTfobia e da Casa Cultural Nossa Gente.
A iniciativa é em apoio ao Projeto de Lei 1702/25, que institui o Dia Nacional de Combate à LGBTfobia no Futebol.
Dia Nacional Contra LGBTIfobia no Futebol
O Projeto de Lei 1702/25, apoiado pelo Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+, prevê a criação do Dia Nacional de Combate à LGBTfobia no Futebol, celebrado anualmente em 13 de novembro.
O texto foi aprovado em agosto e segue para votação na Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial.
Com a ação, os torcedores do Botafogo reafirmam o compromisso por um futebol que representa respeito, inclusão e igualdade, dentro e fora de campo.








