O apresentador Craque Neto reproduziu mais uma vez falas transfóbicas em seu programa Os Donos da Bola, exibido ontem, dia 7 de julho. Durante a atração, Neto utilizou o termo “traveco” para se referir ao relacionamento de Ronaldo Fenômeno com travestis no passado.

O termo “traveco”, é pejorativo e discriminatório. A palavra, além de ofensiva, é classificada como criminosa, conforme as leis de proteção à dignidade de pessoas trans.
O episódio não é um caso isolado. Esta é mais uma vez que Craque Neto se vê envolvido em polêmicas relacionadas ao uso de termos transfóbicos, o que levanta questionamentos sobre a postura do apresentador em relação à comunidade LGBTQIA+. Em resposta ao ocorrido, torcidas LGBTQ+, de forma enfática, repudiaram a atitude do apresentador, que parece não ter aprendido da primeira vez.
Além das declarações públicas, um vídeo do momento em que o apresentador faz o comentário já circula nas redes sociais, ampliando a visibilidade do caso. Os coletivos pedem mais conscientização sobre o impacto dessas falas e ressaltam que o combate ao discurso de ódio precisa ser uma prioridade nas emissoras e programas de grande alcance.
Confira o momento:
Texto: Tainá Sena