Em agosto desse ano, Bahia e Fluminense se enfrentaram no Maracanã pela Série A do Campeonato Brasileiro. No estádio, boa parte da torcida carioca entoou cânticos homofóbicos direcionados a torcida e aos jogadores do Bahia durante o jogo. Os cânticos foram ouvidos e registrados em vídeos que foram divulgados por torcedores presentes e postado nas redes do Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+.
O Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+ enviou uma denúncia ao STJD comunicando o ocorrido e informado que não houve o registro em súmula do cântico homofóbico.
Ontem, dia 30 de outubro, foi comunicado oficialmente que após audiência, o Fluminense foi multado em R$50.000,00 reais por infração ao Art.243-G do CBJD.
Para você entender melhor do que se trata o Art.243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, ele é um artigo que enquadra a prática de ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.
Texto: Tainá Sena/Canarinhos