Ontem, dia 14 de junho, as torcidas LGBTQ+ do Corinthians e São Paulo postaram em conjunto em suas redes sociais um manifesto contra atos homofóbicos que geralmente ocorrem no clássico paulista.
Após postagem, a torcida corintiana recebeu diversos ataques homofóbicos e ameaças. A Fiel postou uma nota repudiando os atos em suas redes sociais.
Confira o texto postado na rede social da torcida:
“A Fiel LGBT vem a público manifestar o seu mais profundo repúdio aos ataques homofóbicos e às ameaças de violência física recebidas após a publicação do manifesto conjunto com o coletivo
Tricolor LGBT, que condena os cânticos homofóbicos nos estádios de futebol.
Esses ataques não só evidenciam a persistência da intolerância e do preconceito, como também reforçam a necessidade urgente de combatermos, de forma contundente, qualquer forma de discriminação. O ambiente do futebol deve ser de celebração, respeito e união, e não um espaço de disseminação de ódio e violência.
A Fiel LGBT reafirma seu compromisso com a luta por um futebol mais inclusivo e livre de preconceitos. Não toleraremos, sob nenhuma circunstância, qualquer forma de intimidação ou violência dirigida aos nossos membros ou a qualquer pessoa da comunidade LGBT+.
Estamos analisando as medidas legais cabíveis para responsabilizar aqueles que promoveram esses ataques, e tomaremos todas as providências necessárias para garantir a segurança e a integridade de nossos integrantes. Reforçamos a importância da denúncia de qualquer ato discriminatório e contamos com o apolo das autoridades competentes para que esses crimes não fiquem impunes.
A luta por um futebol mais justo e igualitário é uma causa de todos nós. Conclamamos toda a sociedade, torcedores e clubes a se unirem contra a homofobia e a promoverem a inclusão e o respeito dentro e fora dos estádios.
São Paulo, 14 de junho de 2024.”
Em postagem no Instagram, a torcida mostra alguns prints das ameaças e comentários homofóbicos.
Fonte: https://www.instagram.com/p/C8Nj422vgXg/?igsh=MTRjdnF4bHl1cDNzcA==