A Prefeitura de Recife e a Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (FAPE) fizeram uma ação contra racismo e homofobia nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – Futebol, Fut 7, Rugby 7 e X2.
Para conscientizar os atletas e a população, no início das partidas, os times entraram com faixas escritas “Racismo é crime” e “Homofobia é crime”.
A Prefeitura da cidade tem a plataforma “Recife sem Racismo”, que fortalece o combate ao preconceito racial. Lá, as vítimas encontram apoio com atendimento psicológico, assistencial e jurídico.
A plataforma também possibilita o registro de denúncias de crimes raciais, fornecendo dados estatísticos que embasam o desenvolvimento de políticas de igualdade racial.
Já para denúncias de LGBTfobia na cidade, a Prefeitura também separou um espaço no Conecta Recife. Por meio de um formulário online, é possível denunciar casos de preconceito e discriminação, já que a lei proíbe manifestações preconceituosas ou discriminatórias em razão da orientação sexual ou identidade de gênero, punindo os estabelecimentos públicos ou particulares, empresas ou organizações sociais que desrespeitarem as legislações.
Fonte: https://www.cbdu.org.br/prefeitura-de-recife-e-fape-fazem-acao-contra-racismo-e-homofobia-no-jubs/