No último sábado, Emerson Ferretti foi eleito presidente do Esporte Clube Bahia, se tornando o 1° Presidente de clube entre as séries A e D a ser declaradamente LGBTQIA+.
Emerson e o vice-presidente Paulo Tavares serão os principais responsáveis por fiscalizar o Grupo City no tricolor.
Emerson foi goleiro do Bahia, entre 2000 e 2005, tendo conquistado duas Copas do Nordeste (2001 e 2002) e um Campeonato Baiano (2001).
“É possível ser gay, ídolo e ganhar títulos. Dá para ser um jogador talentoso. Dá para ter sucesso no futebol. Eu cumpri minhas obrigações dignamente. Fui profissional e entreguei desempenho, isso acaba me motivando para deixar um legado fora de campo também.”
A eleição de Ferretti é um marco no futebol brasileiro!
Onã Rudá, fundador da torcida LGBTricolor fez postagem comemorando o triunfo de Emerson:
“Em uma eleição histórica Emerson Ferreti é eleito o primeiro presidente assumidamente gay de um grande clube de Futebol, o Esporte Clube Bahia.
A eleição tem uma importância sem precedentes, vale lembrar que foi o Bahia que inaugurou o trabalho de ações afirmativas no futebol brasileiro que culminou na primeira torcida LGBTQ+ plenamente integrada a um clube de futebol na América Latina, que é a nossa LGBTricolor, hoje pudemos assistir um membro da nossa comunidade LGBTQ+ com um projeto ousado de gestão receber apoio da principal torcida organizada do clube e chegar à presidência com larga margem de vantagem. Viva o esporte clube Bahia!” disse Onã.